Comunicação-Notícias

Sindifisco, 16/11/2018

Centrais lançam Campanha em Defesa da Previdência Pública e Seguridade Social

campnha-aposenta2vale.jpg

As principais centrais sindicais do país lançaram a Campanha Permanente em Defesa da Previdência Pública e Seguridade Social no último dia 12, na sede do Dieese, em São Paulo.  

O encontro aprovou uma agenda de mobilizações para este mês, que incluem um ato nacional em defesa da Previdência pública e universal com panfletagens, dia 22, e um dia de manifestações pela previdência e contra o fim do Ministério do Trabalho em frente às Superintendências Regionais do Trabalho em todo o país, no dia 26. 

Regime de capitalização

O modelo solidário com contribuição tripartite é o que existe hoje no Brasil e que o governo eleito quer mudar para um regime de capitalização. O sistema de capitalização da previdência na prática entrega o bilionário fundo previdenciário para ser gerido pelas instituições financeiras.

Chile

O sindicalista chileno Mário Villanueva apresentou  estudo sobre o impacto negativo do regime de capitalização na vida da classe trabalhadora com a reforma da Previdência Social do Chile. Villanueva participa de uma frente que lidera um movimento por aposentadorias dignas no Chile, já que um dos resultados obtidos com o plano de capitalização adotado ainda sob a ditadura de Pinochet foi o empobrecimento da população idosa que recebe, em média, 1/3 do salário mínimo no país. 

Ainda no Chile, a frente tem uma proposta de previdência pública e solidária que já conta com mais de 1 milhão de assinaturas. "Defendemos que se aprove um projeto de lei que está sendo debatido em todo o país e se baseia em um sistema solidário de contribuição, com aportes tripartites (cidadão, empregador e governo) e um fundo de reserva técnica", explicou Villanueva. 

Agenda

22/11 - ato nos estados e municípios com panfletagens em defesa da Previdência Social

26/11 - manifestações em frente às Superintendências Regionais em defesa da Previdência e contra a extinção do Ministério do Trabalho 

 

Campanha nas redes sociais

A campanha conta com banners criados para cartazes, sites e redes sociais (whatsapp, twitter e facebook). O movimento estratégico e fundamental neste momento em que boa parte do exercício de convencimento das pessoas vem sendo feito via redes sociais, principalmente no whatsapp.

Para massificar este debate com informações embasadas, as centrais discutiram amplamente a reforma da Previdência e seu impacto na vida da classe trabalhadora brasileira nos últimos dois anos. Inúmeras assembleias, debates, seminários e manifestações públicas ocorreram em todo o país para informar e nortear a resistência à mudança que tenta dificultar o acesso ao benefício.

As centrais também apresentaram uma proposta para garantir aos trabalhadores e trabalhadoras uma previdência social pública, universal, sem privilégios e capaz de ampliar a proteção social. E todo este material será usado nesta "campanha permanente" em defesa da aposentadoria.