Comunicação-Notícias

Sindifisco, 05/08/2019

Fenafisco fortalece debate sobre reforma tributária e justiça fiscal no Paraguai

not3.jpg

 

Os dirigentes da Fenafisco, Celso Malhani e Francelino Valença participaram nos dias 25 e 26 de julho de seminário, em Assunção, Paraguai, realizado pela Internacional do Serviço Público (ISP), para construir em conjunto com suas afiliadas, plano de ação para a promoção de justiça fiscal na América Latina.

O evento reuniu representantes de diversos países como Brasil, Argentina, Uruguai, Guatemala, Peru, Bolívia e outros, oportunidade em que foram discutidas a efetividade da concessão de incentivos fiscais às transnacionais na América Latina, além de temas como reforma tributária; movimento sindical dos trabalhadores do setor públicos; privatizações e justiça tributária.

O encontro teve como objetivo avaliar o cenário tributário global e definir uma agenda de trabalho que permita o enfrentamento da crise fiscal na América latina, além de fomentar o intercâmbio de experiências, na perspectiva de que as entidades participantes atuem nas organizações de base que representam e que assumam o compromisso de dar continuidade ao trabalho, em sintonia com a política dos comitês de cada país, alinhados às instâncias internacionais da ISP.

Na oportunidade Valença apresentou os pilares da Reforma Tributária Solidária, projeto encampado pela Fenafisco e Anfip, com foco na reestruturação do sistema tributário brasileiro, com vistas a promover justiça fiscal.

COLTIP

Em paralelo ao seminário internacional, no dia 26 de julho, a Fenafisco representou o Brasil durante reunião dos países membros da Confederación Latinoamericana de Trabajadores de Ingresos Públicos (COLTIP), entidade recém-criada com a finalidade de fortalecer em âmbito internacional os pleitos dos sindicatos representativos da Administração Tributária.

O encontro teve como objetivo debater adequações estatutária da entidade. Nova reunião foi agendada para 26 de agosto, na Argentina.
 
Fonte: Fenafisco