Comunicação-Notícias

Sindifisco, 21/08/2019

Fenafisco participa de reunião da Liderança da Minoria no Senado contra a PEC

not4.jpg

Nesta terça-feira (20), o diretor de Aposentados e Pensionistas da Fenafisco, Celso Malhani, participou de reunião promovida pela Liderança da Minoria no Senado Federal, para, junto com outras entidades representativas do setor público e privado, discutir a tramitação da PEC 6/2019 na Casa e traçar ações conjuntas contra a íntegra da proposta aprovada pela Câmara dos Deputados.

Durante a audiência, parlamentares e sindicalistas trataram de dispositivos do texto que ferem a aposentadoria dos trabalhadores, e ações de mobilização nos estados e na Casa, no sentido de sensibilizar o Senado a cumprir o papel de Casa Revisora, para devolver o texto à Câmara com alterações, de modo a não repetir a ação de carimbar projetos como, a exemplo da reforma trabalhista e Emenda 95 – Teto dos gastos.

Segundo Malhani, a reunião se caracteriza como um importante passo para diminuir os impactos do texto da Nova Previdência, e combater pontos negativos, como por exemplo, os que tratam da contribuição extraordinária, base de cálculos e extinção do Regime Próprio de Previdência Pública, além de barrar o possível retorno do sistema de Capitalização ao projeto.

Estiveram presentes os senadores Paulo Paim (PT-RS), Paulo Rocha (PT-PA), Zenaide Maia (PROS-RN), além de dirigentes do Fonacate, Frentas e outras Centrais Sindicais e Federações representantes dos servidores públicos.

Tramitação

Pala manhã, Malhani acompanhou a primeira audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça sobre a reforma da Previdência no Senado Federal.

Fonte: Fenafisco