Comunicação-Notícias

Sindifisco, 04/06/2025

Jornal do Dia I Auditores fiscais retornam ao trabalho hoje

logo_jornal-do-dia.png
 

CLIQUE AQUI e leia a matéria no Jornal do Dia

04/06/2025

 

Após 24h de paralisação, auditores e auditoras fiscais da Secretaria da Fazenda de Sergipe (Sefaz/SE) retomam nesta quarta-feira as atividades funcionais conforme previsto pela classe trabalhadora. Denominada “Forró do Calote”, os servidores públicos denunciam possível descumprimento de acordos firmados anteriormente. O ato foi coordenado pela direção do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE), com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT). De acordo com o presidente da entidade sindical, José Antônio dos Santos, os auditores de Sergipe acumulam perdas salariais superiores a 40% e ocupam a última colocação nacional em termos de remuneração do Fisco.

 

“Foi bastante importante essa união e participação da categoria na paralisação desta terça, para dar o recado de que a gente não aceita que o Fisco seja discriminado em 2025. Teremos uma simples progressão em valor ínfimo, em julho. Isso é o que o governo quer conceder ao Fisco em 2025. Não vamos aceitar, porque temos perdas acumuladas em mais de 40%, e nem a própria promessa do governador em aproximar a média do Fisco Nacional será cumprida desse jeito. O único estado que estava atrás do nosso salário era a Paraíba, mas eles tiveram revisão salarial. Hoje somos efetivamente as lanternas do Brasil, do ponto de vista salarial”, destacou.

 

Em contraponto a Sefaz enalteceu o direito à livre manifestação dos auditores fiscais, mas destacou por intermédio de nota pública que: “desde o início desta gestão foram concedidos dois reajustes lineares, além de benefícios históricos como a reestruturação da carreira, que reduziu de 34 para 14 anos o tempo máximo para os profissionais atingirem o nível mais alto de suas atividades e proporcionou ganhos imediatos de quase 50% para os profissionais em início de carreira.