Comunicação-Notícias

Sindifisco, 28/04/2025

Diretora de Gênero do SINDIFISCO/SE prestigia Encontro das Bancárias de Sergipe

16515de9baa497a2b14c1831f05d1dcd.png
 

Evento político e cultural reúne lideranças feministas de vários setores da sociedade sergipana e comitiva da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe

 

O 2º Encontro das Bancárias de Sergipe promoveu um evento cultural e político com grande participação de funcionárias de bancos públicos e privados, no último sábado, 26 de abril, na sede do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). A diretora de Promoção à Igualdade de Gênero e Raça do SINDIFISCO/SE, Solange Silva, integrou a mesa solene de abertura do evento, que contou com outras lideranças femininas de vários setores da sociedade sergipana e uma comitiva da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase).

A programação incluiu palestras da economista do Dieese/SE, Flávia Rodrigues, e da secretária de Gênero da Feebbase, Nancy Andrade, sobre "A mulher no atual contexto político, econômico e social e seus desafios", exibição do filme ‘As Sufragistas’, eleição de 14 delegadas para o 8º Encontro das Bancárias da Feebbase, além de coquetel e show com Anne Carol.

 

A mesa solene foi conduzida pelo presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo, e pela secretária da Mulher, Rosângela de Jesus. Ambos reafirmaram o compromisso da gestão do SEEB/SE em fortalecer a organização sindical para reverter retrocessos e garantir igualdade salarial entre homens e mulheres, direitos trabalhistas e a manutenção do Estado Democrático de Direito. Adilson celebrou a expressiva presença das bancárias e saudou a comitiva da Feebbase, liderada pela primeira mulher a dirigir a Federação, Andrea Sabino, que estava acompanhada por Nancy de Andrade.

 

Presença das mulheres na luta do Fisco

Na saudação, Solange Silva destacou a satisfação em representar as auditoras fiscais tributárias nesse 2º Encontro das Bancárias de Sergipe, além de felicitar a parceria entre as bancárias e as auditoras fiscais.

 

A dirigente sindical recordou o papel histórico das mulheres na luta do Fisco Estadual, com auditoras liderando assembleias decisivas na década de 80. Ela contou que apesar dessa atuação ativa e histórica, por um período extenso, por mais de uma década, a presença feminina nas instâncias de direção do sindicato foi interrompida. “Felizmente, após esse hiato, desde 2021, por duas gestões consecutivas, retomamos a ocupação de cargos na diretoria do nosso sindicato e estabelecemos o Coletivo de Auditoras. Entre as conquistas mais significativas, no último Congresso do Sindifisco, aprovamos a criação da diretoria de Gênero (Promoção da Igualdade de Gênero e de Raça), da qual sou diretora. Portanto, estamos juntas no mesmo desafio: atrair um número de mulheres para a vida sindical, cultural e política, em prol do fim das violências e do feminicídio, pela igualdade de gênero e por um país mais justo e fraterno”.

 

Por Ascom do SINDIFISCO/SE