Comunicação-Notícias

Sindifisco, 04/08/2025

Auditoria Cidadã da Dívida turmas do curso sobre Sistema da Dívida

Fatorelli.png
 

Com base na Cartilha da Auditoria Cidadã da Dívida, o curso oferece uma imersão sobre os mecanismos que alimentam o endividamento público sem retorno social, os impactos econômicos e sociais dessa realidade e as ferramentas de mobilização e auditoria integral como caminhos para transformação

 

 

A Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) anuncia a abertura das inscrições para a nova turma do curso “O Sistema da Dívida no Brasil e a Necessidade de Auditoria Integral”, que terá início em 11 de agosto de 2025 e duração de quatro meses, com aulas 100% online. O período de inscrições vai até 08 de agosto.

 

Com base na Cartilha da Auditoria Cidadã da Dívida, o curso oferece uma imersão sobre os mecanismos que alimentam o endividamento público sem retorno social, os impactos econômicos e sociais dessa realidade e as ferramentas de mobilização e auditoria integral como caminhos para transformação.

 

A iniciativa é conduzida pela coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, e conta com a participação de especialistas da entidade. Ao longo de quatro módulos, os participantes terão acesso a conteúdos que abordam:

 

O papel do Banco Central e dos estados no chamado “Sistema da Dívida”; Mecanismos ilegítimos que geram endividamento público sem contrapartida social; Consequências sociais e econômicas da atual política monetária; Estratégias de auditoria integral e mobilização cidadã.

 

O curso é destinado a cidadãos engajados, estudantes, profissionais de diversas áreas e organizações da sociedade civil que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre finanças públicas e contribuir para a construção de soluções que promovam transparência e desenvolvimento socioeconômico.

 

Informações principais:

Modalidade: Ensino a distância (EAD)

Duração: 4 meses (11/08 a 06/12/2025)

Inscrições: Até 08 de agosto de 2025

Contribuição: R$ 600,00 (com descontos e condições especiais para associados, estudantes e

Contato: curso.sistemadadivida@gmail.com | WhatsApp (61) 98581-2561

As vagas são limitadas, e a participação garante certificado emitido pela Auditoria Cidadã da Dívida.

 

Organizações parceiras são convidadas a divulgar esta oportunidade em suas redes e junto aos seus

públicos. O fortalecimento da compreensão sobre o Sistema da Dívida e a mobilização social são

passos essenciais para a defesa do interesse público e para a construção de um país mais justo e

transparente.

 

FONTE: Auditoria Cidadã da Dívida

contato@auditoriacidada.org.br

www.auditoriacidada.org.br

www.facebook.com/auditoriacidada.pagina/

Fone: (61) 98581-2561